Solden

Perguntas Frequentes

Você é uma assistência técnica Solden


Estações de Ar Quente

Como escolher o Bocal

O bocal mais adequado para um CI é aquele que permita fluxo de ar diretamente nos terminais com o mínimo de sobra, incidindo assim menos ar no corpo do CI e nos componentes periféricos.

 

Como escolher o perfil de Temperatura

A temperatura a ser ajustada na estação de ar quente depende muito da temperatura ambiente, do tamanho do bocal, do tipo de solda a ser removida, da vazão do ar, etc., pois o ajuste se dá no interior do canhão onde o ar é aquecido. Ao entrar em contato com o bocal a temperatura já cai consideravelmente e quando em contato com o ar fora do bocal torna a cair.
Não há uma regra sobre este ajuste, recomendável é fazer testes em placas condenadas para então designar o perfil dos componentes (com a prática isto passa a ser muito mais fácil).

Veja alguns detalhes sobre a escolha do perfil:

É indicado utilizar a temperatura mais baixa possível, porém não tão baixa que demore muito para retirar, pois isto provocará o aquecimento desnecessário da placa.

Ao utilizar baixa temperatura é necessário aumentar a vazão do ar, porém não muito para não provocar a retirada de componentes periféricos pela força do ar.

Pontas e Acessórios

Como utilizar a esponja do suporte de ferro das estações?

Para preservar e prolongar a vida útil da esponja vegetal e principalmente da ponta do ferro, siga os seguintes passos antes de começar o uso do suporte.

a. A esponja vegetal vem compactada e inchará quando for umedecida, portanto separe os miolos da esponja antes de umedecê-la.

b. Molhe a esponja e os miolos até que eles inchem por completo e então os aperte com a mão para retirar o excesso de água.

c. Coloque os miolos nas frestas/encaixe que existem no meio do recipiente de água do suporte.

d. Encha o recipiente de água até a borda do recipiente onde estão os miolos.

e. Coloque a esponja no recipiente.

Obs. 1: À medida que a água da esponja for evaporando, a água do recipiente irá subindo através do miolo, fazendo assim com que a esponja se mantenha na umidade ideal para o uso.

Obs. 2: Sempre limpe a ponta do ferro nas fendas ou orifícios da esponja, pois assim o excesso de solda da ponta cairá dentro da água e não ficará grudado nem na esponja nem no suporte.

O que fazer para a ponta do ferro durar mais?

Existem pequenos detalhes que fazem muita diferença na conservação e durabilidade das pontas, veja algumas dicas abaixo:

´Estanhamento’ e limpeza:

É importante que as pontas estejam sempre estanhadas. Há um erro comum de fazer a limpeza do excesso de solda na ponta antes de colocar o ferro no suporte, isto faz com que a ponta continue sendo aquecida sem estanho e com isto a temperatura vai danificando a cobertura metálica da ponta.
O certo é colocar o ferro no suporte mantendo a ponta estanhada, assim a solda serve de proteção para a ponta evitando que a temperatura a danifique.

Ociosidade:

É recomendado que se desligue ou diminua a temperatura da estação quando a mesma for ficar ociosa por algum período. (as estações SE960; SE960D; SE980 e SE980D atingem a temperatura ajustada em pouquíssimos segundos, não há necessidade de mantê-las ligadas.)

Umidade da esponja:

Não se deve deixar a esponja muito úmida (com excesso), pois o contato da ponta quente com a água, além do choque térmico, provoca a liberação do vapor que penetra no encaixe da ponta/ferro provocando oxidação e o desgaste precoce.

Observando estes detalhes as pontas passarão a ter maior durabilidade e desempenho.

Newsletter

Entre em contato solden@solden.com.br Faça seu Orçamento
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.